CASA LARANJEIRAS VIII
I 2009
Localizada em Paraty, a implantação desta casa de veraneio em forma de triângulo semiaberto, além do que poderia ser uma resposta óbvia ao formato do lote, também triangular, é, na realidade, a maneira encontrada para absorver o máximo de todos os visuais e condições de luz do terreno. Obedecendo às normas de afastamento, o projeto se volta para o mar e para a serra, sem deixar de também olhar para si mesmo.
Criado um elemento térreo com a maior área frontal possível, um segundo corpo se posiciona perpendicularmente à esse, distribuindo a vista da mata intocada para os dormitórios e, para a suíte master, reservando a varanda que se volta para o mar. Sendo o único local com pavimento duplo, ele está estrategicamente posicionado para não sombrear os outros espaços e, através do pátio, permitir a fluidez da luz, que marca presença por toda a extensão da sala.
Os pátios, por sua vez, são importantes vazios que nos lembram da proximidade da natureza. São respiros de convivência que potencializam a absorção dos elementos presentes na arquitetura e nas paisagens do entorno.
Localização
Paraty-RJ, Brasil
Início do projeto
2007
Entrega da obra
2009
Área terreno
1.564 m²
Área construída
635 m²
Fotos
Alain Brugier
Leonardo Finotti
Drone
Carolina Lacaz
Autor
Gui Mattos
Arquiteto responsável
Marcelo Vessoni
Equipe de arquitetura
Marco Soletto
Fabio Dias Mendes
José Rocha
Luciana Rangel
Equipe de interiores
Carla Cuono
Carolina Ranieri
Liana Tessler Szyflinger
Daniela Frugiuele
Luminotécnica
Lightworks
Paisagismo
Gilberto Elkis
Projeto de Estrutura
Leão e Associados
Instalações hidráulicas e elétricas
Interplanus
Execução
MFC Construtora