DOURADO E CAMBRAIA
I 2019
Dividido em duas atmosferas, esse escritório de advocacia localizado próximo à avenida Paulista é acessado através de uma extensa empena em vidro aramado que, servindo como anteparo para as áreas de trabalho, cria um jogo de silhuetas e luzes na chegada.
Com um vislumbre do que acontece internamente, o percurso inicial direciona os clientes em um acesso direto para as salas de reunião que, descoladas do ambiente mais corporativo, ficam em frente a um pilar, naturalmente em destaque por sua espessura e a iluminação que marca a circulação.
O concreto, que dá o tom de seriedade e robustez no escritório, por vezes quebrado com infraestrutura aparente e a presença de serralheria na cor preta, aparece nas salas de reunião através de um pé direito amplo. A preocupação com a acústica se resolveu através de sancas abertas e luz indireta, que acendem as vigas, anunciando o protagonismo do material.
Na área de staff, por outro lado, a estrutura da inspiração, inclusive, para uma circulação interna demarcada pela presença de uma viga recortada. Com um olhar atento, é possível notar que as salas de escritórios – caixotes de madeira afastados da laje – estão posicionados exatamente no mesmo alinhamento em que a viga diminui em altura.
Esses volumes, por fim, também possuem seu próprio detalhe – armários descolados em cima e laterais, que servindo de divisória entre uma sala e outra, também possuem uma moldura em vidro, isolando acusticamente cada ambiente, mas permitindo a visão dos movimentos internos e iluminação natural.
Localização
Jardim Paulista-São Paulo, SP
Entrega da obra
2018
Área construída
414 m2
Autor
Gui Mattos
Arquitetos responsavéis
Ana Cecília Guimarães, Beatriz Sinkivicio
Interiores Arquitetura
Leandro Kimura
Fotos
Carolina Lacaz
Construção
Atiossi
Ar Condicionado
Ilumination
Marcenaria e Serralheria
Pratkline
Instalações
Dlameza
Marmoraria
Neogran
Mobiliário
Decameron, Prototype, BM Estúdio
Cadeiras
Atec