CASA EM CAMBURI
I 1989
Um dos primeiros projetos no litoral norte de São Paulo, a casa de Camburi, com estrutura e vedações em madeira, inspira-se no conceito de uma casa de pescador, aspiração inicial do proprietário. Apoiada sobre nove pilares e localizada entre a rua e a praia, ela se eleva do chão como recurso para obter visada diretamente para o mar. Dessa forma, cria, em paralelo, uma região de cobertura no térreo, abrigando uma segunda área social.
Simples e compacto, o programa se distribui em sessenta e nove metros quadrados e possui, além do generoso deck frontal, apenas uma sala com cozinha integrada, um dormitório e banheiro. Este último, por sua vez, é o único ponto da residência com laje de concreto, além das sapatas da fundação. No restante, observam-se encontros entre pilares e vigas de maçaranduba roliça que, por meio de encaixes, dispensam o uso de parafusos ou chapas metálicas. Também encaixados estão os diferentes ambientes, na medida em que se conectam entre si e com as paisagens externas.
A simplicidade da arquitetura, além de procurar entender e estender o protagonismo para o local onde está inserida, também entende o contexto através da escolha de mobiliários: redes no piso inferior e os mobiliários em madeira, expostos à imprevisibilidade do tempo.
Localização
Camburi, São Sebastião-SP
Entrega da obra
1989
Área terreno
1.500 m²
Área construída
150 m²
Autor
Gui Mattos
Arquiteto responsável
Gui Mattos e Pérsio Mendes
Fotos
Alain Brugier