CASA BARONEZA VII
I 2015
A casa em questão foi pensada levando em conta uma topografia consideravelmente acidentada, o terreno generoso, a mata nativa lindeira e o desejo trazido pelos clientes de uma casa que parecesse pequena e aconchegante, apesar de possuir um extenso programa. Para isso, os ambientes foram diluídos em volumes menores e autônomos, que se assentam em três níveis.
Respeitando o declive natural do terreno e abrindo espaço para a natureza, que atravessa o projeto em cada etapa do percurso, um primeiro bloco de acesso se estabelece. Destinado aos quartos de hóspedes, caseiros e garagem, ele é rotacionado em relação ao volume principal e é marcado pela sua verticalidade, buscando diferentes visuais e luzes.
Em seguida, e como um elemento solto, uma longa circulação desafia o que antes era evitado nos espaços internos, assumindo o importante papel de conexão do bloco de entrada para o volume principal: uma casa térrea, com três suítes, sala e serviço. A área social deste pavilhão é coroada por uma cobertura metálica e forro em palha, elemento que anuncia a transição entre os diferentes espaços. E, por fim, um terceiro bloco é apresentado por meio de um embasamento em pedra que abraça a piscina, sauna e áreas técnicas.
Localização
Bragança Paulista, SP
Início do projeto
2010
Entrega da obra
2015
Área terreno
6.486 m²
Área construída
1.564 m²
Fotos
Leonardo Finotti
Autor
Gui Mattos
Arquiteto responsável
Fábio Dias Mendes
Paula Bartorelli
Arquiteta responsável interiores
Fernanda Denser
Equipe de arquitetura
Marco Soletto
Maria Julia Herklotz
Leonardo Chen
Katia Holz
Leonardo Vieira
Larissa Teixeira
Equipe interiores
Liana Tessler Szyflinger
Marcia Rochetto
Beatriz Sinkivicio
Tauana Marques
Desenvolvimento
Carolina Penna
Luminotécnica
Lightworks
Paisagismo
Isabel Duprat
Estrutura de concreto
Benedictis
Estrutura metálica
Projest
Instalações
MVF Engenharia
Climatização
Logitec
Audio e Vídeo
Oguri
Construção
CPA Engenharia
Mobiliário
Carlos Motta
Franccino