EDIFÍCIO JFL

I 2023

Alocado em uma travessa da Faria Lima, o edifício JFL foi encomendado por um incorporador que investe em aluguéis de monousuários, idealizando prédios com planta livre para serem ocupados por qualquer tipo de empresa. 

Por conta da posição estratégica e qualidades do terreno, o incorporador não possuía um, mas dois terrenos quase lado a lado, sendo cortados somente por um lote de trás. Esses dois prédios ”primos” que, apesar de terem suas diferenças entre suas formas finais, seguiram uma mesma lógica de acomodação no comprido lote. Quando atingem os dez metros de altura, ambos são ”encostados” cada qual em sua lateral direita e esquerda, abrindo espaço para o miolo de terreno do vizinho que, não possuindo edificação nenhuma, se torna um jardim entre os dois prédios. 

Além disso, nessa mesma altura o volume se solta em pilotis, abrindo espaço para uma varanda e jardim internos e criando uma agradável zona intermediária de respiro entre os ambientes. Para cima disso, o prédio ainda possui três andares, sendo o último com pé direito duplo e um mezanino que, como o restante do edifício, também recebe luz natural em abundância com seus caixilhos piso-teto. 

Localização
Vila Madalena
Início do projeto
2017
Entrega da obra
2023
Área construída
3.034 m²
Fotos
Manuel Sá

Autor
Gui Mattos
Arquiteto responsável
José Rocha
Equipe de arquitetura
Andréa Mendonça
Daniel Vannucchi
Leonardo Chen
Francielle Almeida
Helena Obino
Victor Muniz

Incorporação
CBRE
Estrutura 
Cesar Pereira Lopes S.C LTDA.
Instalações hidráulicas e elétricas
Trama Engenharia
Climatização
Apo Consultoria e Engenharia
Esquadrias
Reistal Esquadrias Metálicas
Fachada
Marmoraria GMM

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS